Estados Unidos vão fechar embaixadas no domingo no Oriente Médio por questões de segurança

02/08/2013 - 13h08

Da Agência Xinhua

Manama – O governo dos Estados Unidos decidiu fechar suas representações em países islâmicos, incluindo o Bahrein, no domingo (4), devido a preocupações com a segurança. Um número não especificado de embaixadas e consulados ficará fechado no domingo, que é um dia útil de trabalho nos países do Oriente Médio, depois que a porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marie Harf, alertou sobre ameaças de segurança.

Um cartaz na embaixada em Manama, capital do Bahrein, avisa que a representação estará fechada no domingo, acrescentando que os serviços para os cidadãos americanos e as entrevistas para visto foram remarcados.

A embaixada alertou os cidadãos norte-americanos no Bahrein para evitar áreas com muita concentração de pessoas, já que as manifestações pacíficas podem tornar-se violentas.

Os Estados Unidos emitiram um aviso, em 2012, alertando suas representações diplomáticas nos países islâmicos sobre uma possível violência relacionada ao aniversário dos ataques terroristas ocorridos em 11 de setembro de 2001.

No ano passado, dezenas de representações norte-americanas foram atacadas em decorrência de um filme anti-Islã. O embaixador norte-americano na Líbia e três funcionários foram mortos em um desses ataques, em setembro de 2012.