Palestinos relativizam retomada do diálogo com israelenses

29/07/2013 - 15h12

Agência Telam

Washington - Palestinos relativizaram a retomada das negociações com os israelenses que começarão hoje (29) em Washington, Estados Unidos, ao afirmar que o encontro não será para falar sobre um acordo de paz, mas sobre as condições para iniciar as conversações de paz.

“Ainda há questões de procedimento e temas políticos que têm de ser aclarados obrigatoriamente pelas duas partes antes que se comecem as verdadeiras negociações no Oriente Médio”, disse o porta-voz palestino no processo negociador, Yassir Abed Rabbo, à Rádio Voz de Palestina.

Os Estados Unidos anunciaram ontem (28) que as duas partes começariam hoje dois dias de conversações diretas sob o auspício de Washington, após três anos de interrupção do diálogo, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho.

“Conclamo Israel a aproveitar a oportunidade apresentada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, para que se retomem as negociações com o objetivo de pôr fim a décadas de ocupação e exílio, e começar uma nova era de justiça, liberdade e paz para Israel, Palestina e o restante da região”, disse o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

A ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, responsável pelas negociações com os palestinos, e o emissário especial do primeiro-ministro de Israel, Itzhak Molcho, também falaram sobre as negociações antes do embarque a Washington.

“Sinto uma grande responsabilidade e também uma grande esperança. Agora existe uma oportunidade para ambas as partes de traçar o caminho para a resolução do conflito”, disse Tzipi Livni.

O governo de Israel aprovou ontem a libertação de 104 prisioneiros palestinos, que têm cidadania israelita, após mais de 20 anos de cativeiro. A libertação dos presos desde 1993 era uma condição dos palestinos para voltarem a negociar a paz com Israel.

Agência Telam