Cerca de 3 milhões de pessoas devem participar de missa em Copacabana

28/07/2013 - 10h48

Douglas Corrêa e Vinicius Lisboa
Repórteres da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O papa Francisco irá celebrar, às 10 horas, a Santa Missa pela 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na praia de Copacabana. O público deve chegar a 3 milhões de pessoas, de acordo com a prefeitura do Rio. O papa seguiu pela orla da Avenida Atlântica, no quarto trajeto de papamóvel até o palco central, na altura da Avenida Princesa Isabel. 

O papa Francisco começou às 9h10 o passeio de papamóvel, previsto para ser o último, diante de uma multidão de católicos, que se concentraram nos 3 quilômetros de percurso do Forte de Copacabana ao palco, no Leme.

O papa Francisco chegou às 9h de helicóptero para o último dia da JMJ. Instantes antes, os coreógrafos do flashmob, planejado para ser o maior do mundo, ensaiavam o público. A coreografia, que dura mais de um minuto, foi dançada até pelos bispos que aguardavam o pontífice.

Enquanto o papa embarcava no papamóvel, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da jornada foram levados para o palco.

A missa contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, ministros de Estado e presidentes latino-americanos, como a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner; o presidente da Bolívia, Evo Morales; o presidente do Equador, Rafael Corrêa; e o presidente do Suriname, Desi Bouterse. O papa fará o mais importante pronunciamento de despedida do Brasil, quando falará por duas vezes na missa aos fiéis. Na primeira, quando fará a homilia e, a segunda, na oração do Angelus Domini.  

Ao término da missa, o papa Francisco retornará à residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, quando participará às 14 horas, de almoço com a comitiva papal. Às 16 horas, o papa se reúne com o Comitê da Coordenação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Depois, ele deixa a residência.

De lá, o papa segue para o Riocentro, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, onde se despede dos voluntários que trabalharam na JMJ. Do Riocentro, segue direto para a Base Aérea do Galeão, onde haverá a cerimônia de despedida do país e, às 19 horas, embarca em um voo da Alitalia, de volta ao Vaticano.

Edição: Carolina Pimentel//Texto atualizado às 10 horas
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil