Em protesto por melhorias na saúde, índios fazem cinco reféns em município paulista

23/07/2013 - 19h58

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Desde a última sexta-feira (19), cinco funcionários da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Itanhaém, no litoral de São Paulo, são feitos reféns por índios que ocuparam a sede. Os indígenas protestam por melhorias no atendimento médico prestado na região, que é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

Ontem (22), os índios fizeram mais funcionários reféns, mas após uma conversa entre a presidenta da Funai, Maria Augusta Assirati, e uma liderança indígena, seis funcionários terceirizados e três estagiários foram liberados. As informações foram confirmadas à Agência Brasil pela Funai.

A assessoria de imprensa da Sesai informou que os índios já apresentaram uma série de reivindicações que estão sendo analisadas pelo órgão. Segundo a assessoria, o órgão se comprometeu a realizar uma reunião com os índios na sexta-feira (26), na sede do Ministério Público em Santos (SP). No entanto, informou a secretaria, a reunião só vai ocorrer caso os indígenas desocupem a Funai.

Edição: Juliana Andrade

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil