Dilma elogia preocupação do papa com imigrantes que buscam abrigo na Europa

23/07/2013 - 18h54


 

Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A preocupação do papa Francisco com a situação dos refugiados de países que enfrentam conflitos armados e situações de crise foi elogiada pela presidenta Dilma Rousseff, que conversou ontem (22), durante cerca de 15 minutos no Palácio Guanabara (sede do governo do Rio), com o pontífice. O papa chegou ao Rio por volta das 16h de ontem e, depois de percorrer ruas do centro da cidade, foi para o Palácio Guanabara para a cerimônia de boas-vindas. Ele veio ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, Dilma mencionou discurso feito pelo papa no último dia 8, na Ilha de Lampedusa, parabenizando-o pela defesa dos imigrantes que buscam oportunidades nos países da União Europeia. Localizada no Sul da Itália, a Ilha de Lampedusa é considerada a porta de entrada dos imigrantes, principalmente os que vêm da África e do Oriente Médio. A Itália é um dos países mais procurados pelos imigrantes, principalmente do Egito, onde a crise política se intensificou no último ano, e da Síria, que enfrenta conflitos armados há 28 meses.

Ontem, a presidenta Dilma Rousseff e o papa Francisco tiveram o segundo encontro privado. Em março, quando Francisco assumiu o pontificado, a presidenta se reuniu com ele no Vaticano. Na ocasião, o pontífice lamentou a tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando mais de 200 pessoas morreram em decorrência do incêndio que atingiu a Boate Kiss.

*Com informações da Rádio Vaticano
Edição: Nádia Franco

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil