PM do Rio terá esquema especial de segurança na jornada de jovens

20/07/2013 - 17h24

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Polícia Militar (PM) montou um esquema especial de policiamento na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio. O efetivo maior atuará nos dois eventos com a presença do papa Francisco na Praia de Copacabana, quando 1,5 mil policiais farão a segurança do local, em cada dia. Na quinta-feira (25), o papa participa da festa de acolhida dos jovens na orla às 18h e, no dia seguinte, no mesmo horário e local, participa da Via Sacra também com os jovens que vieram de várias partes do país e do mundo participar do encontro.

A PM terá o apoio nos eventos da orla de 30 torres de observação, viaturas e mais de 20 motociclistas, além de 80 policiais fazendo o patrulhamento a pé nas ruas de acesso à praia. Todas as unidades do Comando de Operações Especiais (COE) serão empregadas na operação na orla. Atiradores de elite estarão posicionados em pontos estratégicos e cães farejadores darão apoio às ações. Câmeras dos helicópteros da corporação vão acompanhar a movimentação em tempo real. Equipes de mediação de conflitos estarão espalhadas por diversos pontos da orla.

Desde a chegada, na próxima segunda-feira (22), um efetivo de 400 militares da PM acompanhará o papa Francisco em todos os deslocamentos, incluindo equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque e Batalhão de Ações com Cães. Dois helicópteros darão apoio ao trajeto da comitiva. Além desses policiais, mais 400 estarão deslocados para patrulhar as ruas do centro do Rio, onde o papa vai desfilar em carro aberto, antes de seguir para o Palácio Guanabara, para a recepção de boas-vindas, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Na terça-feira (23), Francisco passará o dia em orações e encontros privados no Centro de Estudos do Sumaré, que será sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro. Na quarta-feira (24) pela manhã, o papa irá de helicóptero até a cidade de Aparecida, em São Paulo, onde celebra missa, almoça no Seminário Bom Jesus de Aparecida e retorna ao Rio, às 17h25. No início da noite, às 18h30, visita o Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, no bairro da Tijuca, zona norte da cidade.

Na quinta-feira (25), pela manhã, visitará a comunidade da Varginha, em Manguinhos, no Complexo da Maré. A PM terá um efetivo de 900 homens atuando na comunidade para dar segurança aos fiéis. Na sexta-feira (26), de acordo com a agenda oficial da JMJ, Francisco terá outro compromisso externo, quando receberá às 10h, no Parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a confissão de alguns jovens que participam da Jornada Mundial da Juventude.

O papa Francisco irá os dois últimos dias de estada no Rio de Janeiro, ao Campus Fidei, em Guaratiba, na zona oeste da cidade. No sábado (27), a partir das 19h30, participa da vigília de oração com os jovens. No domingo (28), celebra às 10h a Missa Solene. Para esses dois encontros, a Polícia Militar contará com mil homens, sendo que 270 militares vão ocupar as comunidades de Antares, Rola, Cesarão e favela do Aço, em Santa Cruz. A ação terá apoio de dois carros blindados e 14 viaturas. 

Depois da missa, o papa retorna ao Centro de Estudos do Sumaré, onde tem encontro com lideranças da Igreja Católica. Depois, irá de helicóptero ao RioCentro, onde se despedirá dos voluntários da jornada. Às 19h, retorna da Base Aérea do Galeão para Roma.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil