Produção industrial cai em junho

19/07/2013 - 14h36

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A produção industrial e emprego no setor caíram em junho, aponta pesquisa divulgada hoje (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No caso da produção, o índice caiu de 51,1 pontos, em maio, para 46 pontos, em junho. O segmento também reduziu o número de empregados passando de 49,5 pontos para 48,1 pontos, na mesma base de comparação.

Os dados fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial. O índice é medido em uma escala de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 indicam crescimento. Abaixo, apontam para a redução do nível de atividade. Segundo a pesquisa, o segmento industrial “está longe de uma trajetória de recuperação”.

O estudo revelou também queda no índice de utilização da capacidade instalada (UCI). O indicador passou de 45,6 pontos em maio para 42,9 pontos em junho. “O índice retrata um aumento do desaquecimento da atividade industrial”, diz a pesquisa.

Entre os problemas apresentados pelos empresários para a queda nos índices, a elevada carga tributária lidera a lista. Em seguida aparecem competição acirrada, alto custo da matéria-prima, falta de demanda e escassez de mão de obra qualificada.

O levantamento destaca que a retomada industrial “depende de uma política efetiva de aumento de competitividade”. Para isso, a entidade destaca o fortalecimento do controle da inflação, dos déficits fiscal e de transações correntes.

A pesquisa da CNI foi feita com 1.953 empresas de todo o país entre os dias 1º e 12 de junho.

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil