Número recorde de jovens vai apresentar dança coreografada para o papa em Guaratiba

18/07/2013 - 20h49

 

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Adriana Carolina Francelina da Silva estará entre os jovens que vão participar de uma mobilização que promete marcar um recorde de integrantes. Ela faz parte do grupo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio, em Campo Grande, zona oeste do Rio. Junto com amigos, Adriana ensaia a coreografia do flash mob que será apresentado ao papa Francisco, no domingo (28), antes da missa no Campus Fidei, em Guaratiba, também na zona Oeste.

A estudante de direito disse que está feliz por participar de um encontro tão próximo do papa e que se pudesse conversar pessoalmente com ele teria uma mensagem pronta. "Gostaria de agradecer por ele ter aceito esta missão [de ser papa] que não é fácil. Ele está indo bem. Com humildade, ele contagia a gente", disse.

Em tempo de tanta tecnologia na comunicação entre as pessoas, a internet ajuda a divulgar os passos da dança e a mobilizar cada vez mais gente para a apresentação. A partir daí, vale uma fórmula antiga, o boca a boca. O vídeo com a coreografia, criada especialmente para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), pode ser visto em todas as partes do mundo. Por isso, o diretor artístico da programação do Campus Fidei, Edson Erdmann, acredita que enquanto os jovens estiverem se apresentando para o papa, o flash mob pode ser replicado em outros locais e assim não se pode calcular o número de participantes. "É bem possível, não é calculado. Isso é uma grande manifestação de alegria e de união de pessoas que estão pensando igual", declarou.

Gláucia Geraldo, uma das criadoras da coreografia, disse que a apresentação vai durar quase três minutos - o tempo da música Bem-Vindo Papa Francisco, composta para o flash mob. A coreógrafa informou que quando começou a ensaiar os passos junto com o coreógrafo Fly, além de alguns bailarinos, havia apenas integrantes de duas paróquias de Campo Grande, mas hoje (18) o número de participantes aumentou. "Tem pessoas de outros estados como de Pernambuco, que já chegaram para a jornada", ressaltou.

Para o coreógrafo Fly, a energia dos participantes é contagiante." Quando você une a força de vontade das pessoas com a energia, que o papa transmite para elas, a coreografia é o de menos. As pessoas estão com uma energia tão boa, que você fica empolgado. Eu trabalho com isso há anos, mas quando vejo garotada, essa energia é muito bacana", explicou.

O flash mob sempre acontece em locais públicos. Ele se caracteriza por uma coreografia repetida por um número elevado de participantes e já foi usado em várias partes do mundo para fazer reivindicações sociais, grandes homenagens a pessoas que se destacaram em alguma atividade ou para demonstrar sentimentos. Agora a figura central é o papa Francisco.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil