México prende o principal líder do cartel Los Zetas

16/07/2013 - 9h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apontado como o principal líder do cartel Los Zetas Miguel, Ángel Treviño Morales foi preso na madrugada de hoje (16), no nordeste do México. Ele era um dos fugitivos mais procurados do país, segundo as autoridades locais. Treviño Morales, conhecido como "Z40", foi preso durante a operação perto da cidade de Nuevo Laredo.

O porta-voz do Gabinete de Segurança, Eduardo Sánchez, disse que a prisão ocorreu sem "um único disparo". Sánchez acrescentou que Treviño Morales foi preso com mais dois colaboradores, identificados como Abdón Rodríguez García e Ernesto Reyes García.

De acordo com Sánchez, Treviño era o responsável pela coordenação da estrutura financeira do grupo criminoso Los Zetas, operava o tráfico de drogas, comandava a lavagem de dinheiro e era também o responsável pela compra de autoridades federais e estaduais, policiais civis e militares do México. Na operação, a polícia apreendeu US$ 2 milhões, oito armas e cerca de 500 cartuchos de munição.

Pelas investigações, Treviño sucedeu Heriberto Lazcano, conhecido como El Lazca, que comandava a organização criminosa com o irmão Alejandro Treviño, chamado de Z-42. Treviño comandava Los Zetas havia mais de dez anos e também mantinha ligações com os cartéis Golfo e La Familia Michoacana.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil