TCU fará auditoria no Banco do Brasil para verificar renegociação de dívidas rurais

15/07/2013 - 19h32

Da Agência Brasil

Brasília – A renegociação de dívidas rurais pelo Banco do Brasil (BB) passará por auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão atendeu ao pedido da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados para verificar se a instituição financeira atuou com regularidade na renegociação e na securitização (conversão) de débitos do crédito rural desde 2001 até hoje.

O ministro José Múcio Monteiro será o relator do processo no TCU. A auditoria terá como objeto os seguintes pontos: correção monetária relativas aos planos Bresser e Collor, expurgo de honorários pagos a advogados do saldo devedor quando exigido pelas normas, continuidade da concessão de crédito rural e readequação das garantias das dívidas renegociadas.

O TCU verificará ainda a cessão de créditos rurais para a União (quando o Tesouro Nacional assume parte das dívidas renegociadas), as mudanças de normas e a evolução da inadimplência e da concessão de empréstimos pelo Banco do Brasil depois da renegociação e a securitização dos débitos. Procurado pela Agência Brasil, o BB informou que, no momento, não se manifestará sobre o assunto.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil