Rodovia interditada por manifestantes em Mato Grosso é liberada

15/07/2013 - 14h30

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O trecho da BR-364, em Mato Grosso, bloqueado no início da manhã de hoje (15) já está totalmente liberado, segundo informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a corporação, um grupo de cerca de 70 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Assentados interrompeu o trânsito nos dois sentidos da rodovia, às 7h desta segunda-feira, em protesto, principalmente, por regularização fundiária.

A PRF informou que o bloqueio no município de Campo Verde, ocorreu no mesmo trecho – quilômetro (km) 328 – ocupado durante o Dia Nacional de Luta na última quinta-feira (11), quando diversas centrais sindicais organizaram mobilizações em cidades do país.

A pauta de reivindicações, elaborada pelos sindicatos em junho de 2010 e, desde então, defendida por eles, inclui fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação, transporte público de qualidade, fim do Projeto de Lei 4.330, que amplia a terceirização, reforma agrária e fim dos leilões do petróleo.

Embora tenham avaliado como positivos os resultados da mobilização, os sindicalistas informaram que outro dia nacional de paralisações pode ocorrer no fim de agosto, se não houver avanços na pauta de reivindicações.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil