Senado aprova anistia a ex-funcionários dos Correios demitidos por greve

11/07/2013 - 9h12

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos (ECT) que foram demitidos entre os anos de 1988 e 2006 por terem participado de movimentos grevistas estão mais perto da anistia. Um projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (10) no Senado concede o perdão aos 1,7 mil ex-funcionários que estão nesta situação. A matéria seguiu para análise da presidenta Dilma Rousseff, que terá 15 dias para decidir se sanciona ou veta o projeto.

Atualmente, já existe uma lei em vigência anistiando os que fizeram greve em 1997 e 1998. O projeto aprovado amplia o período da anistia, totalizando 18 anos de revisão. Não há ainda previsão do impacto financeiro do projeto porque cada trabalhador deverá solicitar individualmente a reintegração ao quadro da ECT ao Ministério das Comunicações.

A votação foi simbólica, mas senadores do PT se manifestaram contra a aprovação da matéria. O senador Humberto Costa (PT-PE) anunciou que a presidenta Dilma deverá vetar o projeto, porque ele pode desequilibrar as contas do governo.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil