Dilma recebe presidente da CNM um dia após discurso na Marcha dos Prefeitos

11/07/2013 - 14h46

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um dia após participar da 16° Marcha dos Prefeitos e encerrar o discurso entre aplausos e vaias, a presidenta Dilma Rousseff convidou para uma reunião o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Ao chegar ao Palácio do Planalto para o encontro, Ziulkoski disse que a expectativa é aprofundar com a presidenta o diálogo e a parceira dos municípios com o governo.

Ontem, a presidenta anunciou aos prefeitos R$ 3 bilhões para custeio de serviços públicos. Enquanto discursava, Dilma ouviu pedidos dos prefeitos para que se pronunciasse sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Um dos itens da pauta do encontro era a reivindicação de aumento entre 1% e 2% no FPM. A presidenta encerrou o discurso sem tocar no assunto, o que desagradou os prefeitos.

Mais tarde, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, detalhou à imprensa que o repasse emergencial de R$ 3 bilhões aos municípios corresponde a 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Na avaliação de Paulo Ziulkoski, faltou entendimento dos prefeitos presentes sobre o que foi anunciado pelo governo e avaliou que a 16ª Marcha dos Prefeitos foi a edição em que houve o maior número de anúncios em termos concretos.

"Sempre digo que temos conseguido avanços e isso ameniza a crise, que é muito séria e profunda. A presidenta, quando nos convida para esse encontro, acredito que é no bom sentido, recebemos com muita humildade e até agradecendo ao governo por estar tendo esse entendimento de que, embora com tudo que tenha havido lá [na marcha], a presidenta está nos convidando para continuar esse diálogo”, completou.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil