Cerca de 3 mil pessoas fazem passeata no centro de São Paulo

11/07/2013 - 18h32

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Por volta das 16h30, cerca de 3 mil manifestantes que participam do Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, chegaram à Praça Roosevelt, no centro da cidade. Os manifestantes começam a se dispersar, depois de uma hora e meia de caminhada, e o protesto, que chegou a reunir 7 mil pessoas, na Avenida Paulista no começo da tarde, segundo a Polícia Militar (PM), estava reduzido a menos da metade na chegada à praça (3 mil pessoas).

Da Praça Roosevelt, uma parte do grupo seguiu em passeata até a Praça da República, onde ônibus fretados vão levar integrantes de movimentos sociais e de centrais sindicais para um ato em frente à Rede Globo de Televisão, na zona sul da capital, contra o monopólio dos meios de comunicação. Por volta das 17h, a maioria dos manifestantes que restou do ato unificado das centrais na Paulista começou a ir embora.

As principais reivindicações dos trabalhadores são o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salários, a aceleração da reforma agrária e a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação e de 10% do Orçamento da União para a saúde.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil