Casa Branca adverte que Snowden só deve viajar para os EUA

08/07/2013 - 18h25

Da Agência Lusa

Washington - A Casa Branca advertiu hoje (8) que Edward Snowden não deve ser autorizado a viajar para outro país que não seja os Estados Unidos, em resposta a ofertas de asilo feitas pela Nicarágua, Venezuela e Bolívia.

Os Estados Unidos estão em contato, por meio de canais diplomáticos apropriados, com todos os países que podem ser "passagem ou destino final" de Snowden, disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, na sua conferência de imprensa diária.

O porta-voz insistiu que o caso contra Snowden por espionagem "é sólido" e por isso o ex-consultor dos serviços secretos norte-americanos "deve regressar aos Estados Unidos".

Snowden revelou aos jornais The Guardian e The Washington Post um programa de vigilância global norte-americano a comunicações telefônicas e na internet e de espionagem a instituições e embaixadas europeias.

O norte-americano está desde 23 de junho na zona de trânsito do Aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, à espera de uma solução diplomática que evite a sua extradição para os Estados Unidos.