Pescadores de Niterói serão os primeiros a receber apoio de programa estadual

05/07/2013 - 19h25

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os pescadores artesanais de Canto de Itaipu, em Niterói, na região metropolitana do Rio, serão os primeiros a serem beneficiados pelo Programa de Apoio à Atividade Pesqueira, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

De acordo com o secretário Felipe Peixoto, o programa prevê a instalação de ranchos de pesca, para limpeza, manipulação do pescado e uma oficina para manutenção de barcos. Estima-se que 850 pescadores sejam beneficiados, além da população local.  "Atingirá também os 2 mil moradores, porque recomendaremos, em parceria com outros ministérios, um novo desenho urbano para o Canto de Itaipu, recuperando a vegetação nativa, adequando as redes de abastecimento d'água, sistema viário, mobiliário, iluminação pública e coleta de lixo", informou Peixoto.

O programa foi aprovado pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro da Pesca, Marcelo Crivella. Porém, segundo Peixoto, o próximo passo é uma reunião em Brasília, ainda neste mês, com governo federal para captar R$ 18 milhões para as obras. "Como o programa abrange outros segmentos, uma reunião com o Ministério do Meio Ambiente, das Cidades, da Integração [Nacional], da Pesca, será fundamental para arrecadar os R$ 18 milhões necessários para a execução das obras no Canto de Itaipu".

Pela manhã, o programa foi apresentado às associações de moradores e pescadores e representantes dos governos municipal, estadual e federal. Na noite de hoje, será apresentado à população na 93ª Festa de Itaipu, em Niterói. "Fizemos mais de 20 reuniões, a fim de receber a aprovação da comunidade para cada etapa concluída e ouvir suas ideias", disse o secretário.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil