A poucas horas do fim das inscrições, número de candidatos no ProUni é menor do que em 2012

27/06/2013 - 20h48

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O número de inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) era 422.864 candidatos até as 18h25 desta quinta-feira (27). Faltando poucas horas para o fim do prazo de inscrição, o número de candidatos ainda é inferior aos inscritos no segundo semestre de 2012:  456.973. As inscrições terminariam nesta terça-feira (25), mas foram prorrogadas para que mais pessoas pudessem se candidatar a bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet na página do programa. No site, o candidato pode também tirar dúvidas quanto ao processo seletivo e ao Prouni. Cada candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas - delas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade. As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior. É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular.

O processo terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 30. Do dia 1º de julho ao dia 8, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da escola.

O resultado da segunda será no dia 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 de julho para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Os candidatos não selecionados nessas etapas podem aderir à lista de espera de 26 a 29 de julho. Eles começarão a ser convocados a partir de 2 de agosto.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil