PM e moradores entram em conflito durante reintegração de posse em São Paulo

27/06/2013 - 11h53

Fernanda Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A reintegração de posse de um terreno onde vivem cerca de 100 famílias, na zona leste da capital, teve conflito entre moradores e a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) na manhã de hoje (27). Durante o confronto, um jornalista sofreu ferimentos na orelha e um soldado da PM ficou ferido no pescoço.

Segundo o comandante da operação, major Luís Roberto Júnior, os policiais agiram quando a tropa entrava no terreno, junto com as máquinas que fariam a demolição das casas. Os moradores resistiram fazendo uma barricada e atirando pedras e pedaços de madeiras contra os PMs. A operação teve início por volta das 6h30.

O comandante informou que os policiais usaram gás lacrimogênio para dispersar o grupo e não soube dizer o que pode ter atingido o jornalista ferido – se estilhaços de bombas ou pedras atiradas pelos moradores. “Ele [jornalista] vai ser conduzido ao distrito policial e vai ser apurado em que circunstâncias isso ocorreu. Se foi estilhaço de bomba, se foi uma pedrada. Se foi em decorrência de uma ação incorreta da Polícia Militar, isso vai ser apurado”, disse o comandante.

O terreno tem 74 mil metros quadrados e está localizado na Avenida Baronesa de Muritiba, no bairro São Rafael. Em uma das entradas, moradores atearam fogo em pneus e tentam conter a entrada dos policiais. Em outra parte do terreno, a situação está controlada e algumas casas já estão sendo demolidas.

Participam da operação, além do pelotão de Força Tática, o Corpo de Bombeiros e a tropa regular da PM. O major não revelou o efetivo empregado.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil