Atualizada - Trinta e sete cidades do Rio ainda não atingiram meta de vacinação da pólio; Barra do Piraí tem menor taxa

27/06/2013 - 18h33

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Trinta e sete municípios fluminenses ainda não alcançaram a meta de vacinação contra pólio, conforme dados do sistema do Programa Nacional de Imunização. A meta é imunizar 95% das crianças de 6 meses até 5 anos.

Embora tenha terminado na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde recomendou que os estados e cidades que não atingiram a meta continuem com a campanha até o dia 5 de julho.

Com a menor cobertura de vacinação no estado do Rio, o município de Barra do Piraí, na região do Médio Paraíba, tem que imunizar 5.120 crianças. Até agora, 3.166 tomaram as duas gotinhas, correspondente a 61,94% do total.

De acordo com o secretário de Saúde de Barra do Piraí, Alexandre Baptista, alguns dos motivos para o baixo índice de vacinação são: a grande área rural no município com pouca presença de agentes de saúde, o fato de muitos pais deixarem para vacinar as crianças de última hora e a proximidade com a campanha de vacinação da gripe. O secretário garantiu que a vigilância sanitária irá mapear as áreas com baixa vacinação e reforçará a chamada da população por meio dos veículos de comunicação.

De acordo com dados do ministério, o estado do Rio de Janeiro alcançou 94,3% do público-alvo. Acre (97,3%), Roraima (97,2%) e Rondônia (95,7%) já atingiram a meta da campanha. Os estados com alta cobertura são: Santa Catarina (94,2%), Goiás (93,7%), Paraná (94%), Maranhão (92,6%), Sergipe (92,6%) e Rio Grande do Sul (91,2%).

Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde também irão receber as vacinas atrasadas, de acordo com o ministério. O último caso de pólio no país foi registrado há 24 anos. Desde 1994, o Brasil tem certificado, emitido pela Organização Mundial da Saúde, de erradicação da poliomielite. A paralisia infantil não tem cura. A única maneira de prevenir é com a vacina.

Edição: Carolina Pimentel//Título e texto atualizados às 20h39

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil