Operadora do Japão defende que central nuclear volte a funcionar

26/06/2013 - 10h18

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Tokyo Electric Power (Tpeco), operadora da Usina Nuclear Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, defendeu hoje (26) que seja reativada a central de Kashiwazaki-Kariwa, na região de Niigata. Porém, alguns acionistas se opõem aos planos de reabertura da usina. No local, há sete reatores. A iniciativa ocorre dois anos depois das explosões e dos vazamentos nucleares envolvendo Fukushima.

Os defensores da ideia de reativar Kashiwazaki-Kariwa dizem que se trata de importante fonte de energia. Os representantes da Tepco não esclareceram se pretendem recorrer à Autoridade de Regulação Nuclear do Japão para retomar as atividades.

Paralelamente, a Tepco se prepara para o pagamento de indenizações para os atingidos pelos acidentes nucleares ocorridos na área de Fukushima, em março de 2011. Na ocasião, houve vazamentos e explosões, obrigando o esvaziamento das casas e prédios da região.

A Tepco também não se manifesta sobre o futuro da Usina Nuclear de Daini, a 12 quilômetros ao sul de Daiichi.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil