Mortos na Índia em decorrência de inundações podem chegar a 8 mil

24/06/2013 - 9h49

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O Norte da Índia é alvo de inundações que sacrificam a população, principalmente na região de Uttarakhand. O último balanço das autoridades revela que o número de mortos na área pode chegar a 8 mil pessoas, pois há cerca de 19 mil adultos, jovens e crianças presos no alto das montanhas da região, áreas que não estão ao alcance das operações de resgate. O último balanço era de 5 mil mortos.

No último dia 21, o governo do Brasil, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, lamentou a tragédia na Índia. Em comunicado, o Itamaraty manifestou solidariedade

As montanhas da região de Uttarakhand são procuradas por peregrinos hindus para suas meditações. Mais de 80 mil pessoas foram retiradas das áreas consideradas mais perigosas. Paralelamente, as autoridades indianas preparam cerimônias de cremação em massa, na tentativa de conter surtos de doenças devido aos corpos em decomposição.

Para as operações de resgate, o Exército da Índia disponibilizou equipes de resgate. Há 22 helicópteros envolvidos nas operações. Os deslizamentos de terra, segundo dados oficiais, destruíram casas, pontes e estradas em Uttarakhand e nas regiões de  Himachal Pradesh e Uttar Pradesh.

*Com informações da agência pública de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto