Polícia Militar libera prédio na Esplanada dos Ministérios após investigar denúncia de bomba

21/06/2013 - 13h31

 

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Após ser evacuado na manhã de hoje (21) em razão de suspeita de bomba, foi liberado agora há pouco o prédio onde funcionam os ministérios da Cultura e do Meio Ambiente. De acordo com o tenente André Hydeki Nogueira, do Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar, nenhum artefato explosivo foi encontrado no local pela equipe do esquadrão antibombas da coropação.

Ele informou que o trabalho de varredura, que contou com o reforço de cães farejadores, nos nove andares do edifício foi concluído em cerca de duas horas e meia.

"Não foi encontrado nenhum material que possa ofercer riscos aos funcionários. Seguimos o protocolo e primeiro foram usados cães para detectar a presença de explosivos. Em seguida, o esquadrão antibombas entrou em ação, com equipamentos específicos, para verificar se havia substância explosiva e nada foi encontrado", explicou.

O tenente informou que a polícia recebeu a denúncia por meio de uma ligação anônima feita de um orelhão em Ceilândia, região do entorno de Brasília. Ele ressaltou que o caso será investigado e evitou associá-lo às manifestações de ontem.

"Não posso afirmar se há ligação [com as manifestações], mas posso dizer que o trote será investigado. Foi deslocado um aparato muito grande [por causa da suspeita]", acrescentou.

A agente administrativa do Ministério do Meio Ambiente Maria d'Alva Araújo lamentou a manhã de trabalho perdida em razão da falsa denúncia.

"Tanto trabalho na mesa e em casa e a gente preso aqui, do lado de fora, sem poder fazer nada.  Agora é correr para tentar recuperar o prejuízo", disse, logo depois do prédio ter sido liberado.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil