Comissão de Direitos Humanos da Alerj fará relatório sobre prisões durante protestos

20/06/2013 - 22h50

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) fará um relatório sobre as prisões ocorridas durante as manifestações na cidade. O documento será encaminhado ao secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame.

De acordo com o presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSOL), a violência policial acabou levando mais pessoas aos protestos. “Tivemos no domingo um ato pacífico próximo ao Maracanã e a violência policial foi absolutamente desproporcional. Na passeata seguinte, a resposta [veio] no número de pessoas nas ruas. Então, se o governo pensa em acabar com esses atos agindo de forma violenta através da polícia, com prisões arbitrárias, a rua está mostrando que o resultado é inverso.”

Segundo o deputado, na manifestação de quinta-feira (13), foram presas mais de 30 pessoas, que tiveram que ser soltas porque não havia provas para formalizar uma acusação.

A Comissão de Direitos Humanos da Alerj também vai pedir uma reunião com o Ministério Público, para não seja formalizada a denúncia contra jovens suspeitos de formação de quadrilha durante as manifestações.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil