Na Turquia, manifestantes passam a protestar parados e em silêncio

19/06/2013 - 11h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Após três semanas de protestos na Turquia, os manifestantes mudaram hoje (19) a forma de se portar e decidiram ficar parados, em pé, por horas, olhando o horizonte. Não há gestos nem palavras. O protesto é silencioso. Vários manifestantes estão na Praça Taksim, em Istambul, e seguem o exemplo do ator Erdem Gündüz que, ontem (18) à noite, por cerca de oito horas, protestou ficando parado e em silêncio na Praça Taksim. O artista olhava em direção ao Centro Cultural Ataturk, construído em homenagem ao herói nacional Ataturk, e do Parque Gezi – alvo dos protestos devido à ameaça de ser transformado em um centro comercial.

A atitude do ator virou motivo de campanha na internet, nas redes sociais, em apelo para que mais pessoas passassem a aderir ao movimento parado e silencioso. O vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, elogiou hoje a nova forma de protestar por considerá-la pacífica e sem violência. Arinc opinou sobre as manifestações momentos antes de entrar para uma reunião. Ele ressaltou ainda que os movimentos são fortalecidos pelas campanhas por meio da internet e nas redes sociais.

"A mídia social é um sistema generalizado no mundo de hoje. Nós não podemos deixar de observar isso. Mas a comunicação e desinformação visando o apelo à violência e à escalada dos incidentes devem ser respondidas por sanções, o Ministério da Justiça deve analisar a questão para fazer as alterações necessárias na legislação”, disse o ministro.

 

*Com informações da agência pública de informações da Turquia, Anadalu e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa          // Edição: Lílian Beraldo