Mutirão em São Paulo orienta sobre doenças cardiovasculares

18/06/2013 - 17h45

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Como parte do lançamento da campanha “Ame o coração”, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Hospital do Coração (HCor) , nutricionistas fizeram um mutirão hoje (18), na Estação Sé do metrô, para avaliar e orientar as pessoas sobre os perigos das doenças cardiovasculares e estimulá-las a mudar os hábitos para evitar os problemas do coração.

As pessoas puderam medir gratuitamente a circunferência abdominal, fazer o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e fazer uma avaliação e orientação nutricional enfatizando a saúde do coração. Também receberam uma cartilha com dicas de hábitos saudáveis.

De acordo com a nutricionista do HCor, Rosana Perim, as doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que são 260 mil internações por ano e 76 mil mortes no mesmo período. “Sem dúvida a alimentação está muito voltada para o aparecimento dos fatores de risco. A idade, o sexo, a herança genética nós não conseguimos mudar, mas os hábitos de vida como alimentação saudável, atividade física, não fumar, são coisas que podemos fazer”.

Segundo Rosana, a população não tem ingerido alimentos adequados enquanto aumenta o consumo de produtos gordurosos, sal e açúcar, o que contribui para a diabetes e o aumento do colesterol e da obesidade. “Nosso objetivo é orientar as pessoas para que elas também transmitam para os outros a importância de mudar esses hábitos”.

Entre as mudanças propostas na cartilha estão a menor ingestão de sal, açúcares, massas e pães, o cuidado com alimentos enlatados, empacotados e congelados e a inclusão de mais fibras, legumes, verduras e frutas na dieta.

O vendedor Luiz Antônio Dagostini, de 66 anos, quis avaliar sua situação. “Eu não sinto nada, mas meu problema é a diabetes e a orientação deve me ajudar nisso”. A aposentada Carmela Milkiewcz, de 68 anos, disse que tem sentido falta de ar e está com sobrepeso. “Eu quero passar pela nutricionista para saber o que devo mudar para emagrecer. Quero uma orientação sobre o que tenho que fazer para verificar se tenho algum problema no coração”.

Com 20 anos, a auxiliar de limpeza Luciola Soares do Nascimento procurou orientação das nutricionistas porque tem consciência de que está com sobrepeso. “Sei que estou acima do peso e isso pode me trazer doenças do coração, diabetes. Quero saber o que devo ou não comer, porque estou muito preocupada com isso”.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil