Brasil quer consolidar turismo intrarregional ao atrair russos e chineses

18/06/2013 - 19h33

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Atrair visitantes russos e chineses, além de aumentar o número de turistas da América do Sul, é a aposta do Ministério do Turismo para alcançar a marca de 7,2 milhões de estrangeiros no Brasil em 2014, ano da Copa do Mundo, e de 7,9 milhões em 2016, ano das Olimpíadas. A informação é do secretário executivo da pasta, Valdir Simão.

“Há uma estratégia de consolidar o turismo intrarregional, ampliando a chegada de turistas de mais países, mas também estamos de olho em novos mercados como o russo, que manda 25 mil pessoas por ano ao Brasil, e o chinês que tem grande potencial”, explicou Simão, ao participar de coletiva de imprensa sobre o impacto dos megaeventos no turismo, no Rio.

O secretário fez as projeções com base no perfil dos estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012 e totalizaram 5,7 milhões pessoas – crescimento de 4,5% em relação em 2011 –, a maioria  argentinos, americanos e alemães. Com o aumento de visitantes internacionais, a expectativa é que, em 2014 e 2016, as divisas geradas pelo setor subam de U$ 9,2 bilhões para U$ 10,3 bilhões.

No período, a pasta também que ampliar o número de brasileiros viajando pelo país e planeja mudanças em programas de voltados a idosos e trabalhadores que ganham até quatro salários mínimos. A meta é passar de 197 milhões de viagens nacionais para 226 milhões entre 2012 e 2014. Somente para a Copa, a expectativa é que 3 milhões de brasileiros viajem internamente.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil