Filha de Mandela diz que estado de saúde do ex-presidente apresenta melhoras

17/06/2013 - 20h26

Da Agência Lusa

Pretória – O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, internado há dez dias em estado grave, apresenta melhoras, disse sua filha Zenani, após visitá-lo hoje (17) no Mediclinic Heart Hospital de Pretória.
.
“Ele está muito bem”, disse Zenani Mosizwe Dlamini, embaixadora da África do Sul na Argentina, aos jornalistas que a esperavam à porta do hospital.

No domingo (16), o presidente sul-africano, Jacob Zuma, informou que, embora ainda fosse grave, o estado de saúde de Mandela, internado por causa de uma infeção pulmonar reincidente, continuava a melhorar.

Zenani, que veio da Argentina para visitar o pai na África do Sul, leu também várias mensagens deixadas em frente à entrada do hospital, progressivamente ornada com ramos de flores, bandeiras, postais com votos de melhoras, orações e imagens de santos.

Graça Machel, mulher do ex-presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que não aparecia publicamente desde a internação do marido, no dia 6 deste mês, quebrou hoje o silêncio para agradecer as incontáveis mensagens de apoio recebidas da África do Sul e do mundo inteiro, por carta, SMS, telefone, Twitter, Facebook, ou e-mail.

“A nossa gratidão é difícil de exprimir, mas o amor e a paz que sentimos dá todo sentido a esta simples e pequena palavra: ‘Obrigada!’, disse Graça, num comunicado que não incluía qualquer menção ao atual estado de saúde de Mandela. No comunicado, ela ressaltou que as manifestaçpões de "amor e generosidade" vindas de todo o mundo, tornaram mais leve a ansiedade da família.

Admirado em todo o mundo pela luta contra o apartheid, Nelson Mandela passou 27 anos na prisão por causa do combate ao regime segregacionista. Em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul e construiu uma democracia multirracial no país. O ex-presidente está com 94 anos.