Protesto contra aumento de tarifa em SP termina com 232 pessoas detidas

14/06/2013 - 13h25

Fernanda Cruz*
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Polícia Militar informou que 232 pessoas foram detidas na noite de ontem (14) no quarto protesto contra o aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. De acordo com a Polícia Civil, desse total apenas quatro pessoas seguem presas e já foram transferidas para um Centro de Detenção Provisória.

A maioria foi detida pela Polícia Militar (PM) na região do centro enquanto se dirigia para o local do ato, o Theatro Municipal. De acordo com os policiais civis no local, muitos jovens foram levados para a delegacia por terem vinagre dentro das mochilas. Os agentes não souberam, no entanto, explicar porque o porte da substância foi considerado motivo para averiguação. Os manifestantes dizem que levam vinagre para se proteger do gás lacrimogêneo.

A manifestação de ontem, que reuniu 5 mil pessoas, segundo a PM, foi a quarta desde o dia 6 contra o aumento das tarifas públicas, que passou de R$ 3 para R$ 3,20 na semana passada. Em todas houve confronto com a polícia e depredações por parte dos manifestantes. A força tática usou bombas de gás e balas de borracha para tentar impedir os manifestantes de subirem a Rua da Consolação.

Um novo protesto contra o aumento das passagens foi marcado para segunda-feira (17), às 17h, no Largo da Batata, zona oeste da capital.

*Colaborou Daniel Mello

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil