Médicos que atenderam manifestantes serão investigados pelo governo da Turquia

14/06/2013 - 12h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo da Turquia determinou a abertura de inquéritos para investigar a atuação dos médicos que deram assistência aos manifestantes que participaram dos protestos nas últimas duas semanas. Os manifestantes protestavam contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e as obras no Parque Gezi, em Istambul.

Dirigente da União dos Médicos da Turquia (TTB, na sigla em turco), Osman Ozturk disse que a entidade recebeu um comunicado do Ministério da Saúde solicitando com “urgência” uma lista com os nomes dos que atenderam os manifestantes.

“O inspetor-chefe do Ministério da Saúde, Izzet Tasçi, informou, por meio de mensagem, com a data de 13 de junho, que ordenou um inquérito às enfermarias improvisadas que forneceram assistência médica aos resistentes [em referência aos manifestantes]”, disse Ozturk.

Segundo ele, a entidade médica não fornecerá informações ao Ministério da Saúde. O último balanço, publicado há dois dias, informa que três manifestantes e um policial foram mortos durante os protestos. Cerca de 7,5 mil pessoas ficaram feridas, 50 delas em estado grave.

 

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa              //   Edição: Lílian Beraldo