Mandela reage favoravelmente ao tratamento, diz presidente sul-africano

12/06/2013 - 17h08

Da Agência Lusa

   
Joanesburgo – O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, hospitalizado desde sábado (8), por causa de nova infecção respiratória, está reagindo favoravelmente ao tratamento, disse hoje (12) o atual presidente, Jacob Zuma, no Parlamento.

“Tenho o prazer de anunciar que Madiba [apelido de Mandela] está respondendo melhor ao tratamento”, disse Zuma, dando assim, pela primeira vez nos últimos cinco dias, indicações positivas sobre o estado de saúde do ex-presidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993. “Estamos muitos felizes com este progresso, após os últimos dias, que foram difíceis”, acrescentou o presidente.

Zuma lembrou que hoje completam-se 49 anos da condenação de Mandela à prisão perpétua. “Neste importante aniversário, nossos pensamentos vão para o presidente Mandela e para sua família”, ressaltou o chefe do governo. Ele apelou novamente ao povo sul-africano e à comunidade internacional para que “mantenham Mandela nos pensamentos e nas orações.”

É a quarta internação de Mandela desde dezembro, todas por causa de infecções respiratórias, problema que contraiu durante os 27 anos em que esteve preso devido à luta contra o regime segregacionista do apartheid.

Eleito em 1994, Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul. Ele chegou ao poder quatro anos depois da sua libertação, nas primeiras eleições livres no país.

Nelson Mandela completará 95 anos no dia 18 de julho.