Conselho de Ética da Câmara arquiva processo contra Eudes Xavier

12/06/2013 - 22h34

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Conselho de Ética da Câmara aprovou hoje, por unanimidade, o arquivamento da representação movida pelo PSB contra o deputado Eudes Xavier (PT-CE). O PSB argumentava que o petista fez acusações levianas ao governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), em sessão plenária da Câmara.

Na mesma sessão houve o pedido para investigar a quebra de decoro parlamentar do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), a partir de uma representação feita pelo deputado Marcos Rogério (PDT-RO). Devanir é acusado pelo DEM de ter se dirigido de forma imprópria e desrespeitosa ao vice-líder do partido, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

A votação do relatório sobre Devanir foi marcada para o dia 19, quando os integrantes do Conselho de Ética vão votar o parecer preliminar de Marcos Rogério. Se o parecer for aprovado, será aberto processo de investigação de quebra de decoro parlamentar contra Devanir Ribeiro.

O deputado Devanir Ribeiro chamou Lorenzoni de "canalha", em uma sessão plenária, no final de fevereiro, durante discussão sobre um protesto feito pelo DEM em frente à mostra fotográfica em comemoração aos 33 anos do PT. O petista chegou a pegar o microfone das mãos de Onyx, quando ele falava sobre o motivo de seu partido ter protestado contra a exposição do PT.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil