Avaliação de empresários da construção sobre suas empresas cai 4,9% em maio

11/06/2013 - 17h15
Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
 
 
São Paulo – A avaliação dos empresários da construção civil sobre o desempenho de suas empresas caiu em maio, chegando a 49,5 pontos, 4,9% a menos que no último levantamento, em fevereiro. Essa é a primeira queda na avaliação de desempenho das empresas registrada pela pesquisa desde maio de 2009. Na comparação com maio do ano passado, houve queda de 3,4%. A avaliação dos empresários varia em uma escala que vai de 0 a 100.

Valores abaixo de 50 podem ser interpretados como avaliação de desempenho, ou perspectiva, não favorável. Os dados, divulgados hoje (11), são da 55ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, feita pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

De acordo com o levantamento, rentabilidade e emprego são os indicadores que mais preocupam os empresários no ambiente macroeconômico. “A preocupação com o crescimento expressivo dos custos tem sido apontada pela pesquisa desde o final de 2009, quando a avaliação dos empresários em relação ao tema se tornou pessimista. Na sondagem de maio, o quesito se manteve abaixo de 50, indicando pessimismo. Com relação a dificuldades financeiras, o indicador chegou a 50,5 pontos, o que também confirma uma piora no cenário”, disse, em nota, a entidade.

O levantamento mostra ainda que os empresários estão menos confiantes quanto ao crescimento da economia – o índice chegou a 38,2 pontos, com declínio de 1,1% em comparação com a consulta anterior, feita em fevereiro.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil