Prefeitura do Rio vai multar quem sujar a cidade

10/06/2013 - 18h10

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura do Rio decidiu endurecer contra os cidadãos que insistem em sujar a cidade. A partir do dia 1º de julho, equipes formadas por um funcionário da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb), um guarda municipal e um policial militar vão percorrer as principais ruas do centro e, posteriormente da zona sul, para punir quem sujar os espaços públicos. O valor da multa varia de R$ 157 a R$ 3 mil, de acordo com o volume de lixo descartado.

O Programa Lixo Zero foi lançado hoje (10) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Serão 638 fiscais da limpeza, que andarão pelas ruas com mini-impressoras e palmtops, para emitir os autos de infração contra os cidadãos flagrados jogando lixo na rua. Quem não quiser se identificar aos fiscais, será convencido pelo policial militar.

Durante o lançamento do programa, Eduardo Paes disse que o objetivo principal não é multar as pessoas, mas gerar uma mudança cultural para manter limpa a cidade.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil