Mandela passa a terceira noite internado devido à infecção respiratória

10/06/2013 - 9h19

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos,  passou a terceira noite internado em um hospital, em Pretória, cujo nome não foi divulgado. Mandela foi hospitalizado no último dia 8 em estado "grave" em decorrência de uma infecção respiratória. A última informação médica era a de que a situação era "grave, mas estável" e que ele respirava sem ajuda de aparelhos.

Desde o anúncio de sua internação, na madrugada de sábado (8), a Presidência da República não divulgou informações sobre seu estado. Segundo a imprensa sul-africana, Mandela recebeu duas vezes a visita da família, no hospital de Pretória. Não foi divulgado o nome da instituição.

Principal símbolo nacional do combate ao apartheid (regime de segregação racial na África do Sul), Mandela completa 95 anos em 18 de julho. Em dois anos e meio, é a quarta internação por problemas pulmonares.

Em Qunu, povoado onde nasceu Mandela no Sul da África do Sul, o neto e chefe do clã, Mandla Mandela, de 39 anos, fez um momento de silêncio em homenagem ao avô.

*Com informações da agência pública de notícias de Angola, Angop.

Edição: Talita Cavalcante