Juizado Especial do Aeroporto de Brasília trabalha em horário diferenciado desde sábado

10/06/2013 - 20h18

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Juizado Especial do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek já vem fazendo horário especial desde o último sábado (8) para atender a turistas que chegam ou saem da capital federal. O juizado adotou o regime de trabalho ininterrupto, 24 horas ao dia. Três juízes se revezarão em três turnos no local. No período da meia-noite às 6h, funcionários do juizado encaminharão os consumidores para o Fórum Leal Fagundes, localizado no Setor de Múltiplas Atividades Sul – Trecho 4 – Lotes 4/6.

“O consumidor tem o direito de ter acesso à Justiça de maneira mais fácil. Tendo um problema no aeroporto, ele tem a possibilidade de resolver na hora. A gente chama o preposto da empresa para tentar uma negociação”, disse a conciliadora do juizado, Ana Cecília Paz. Segundo ela, os atendimentos mais comuns são relativos a atrasos e cancelamento de voos. Porém, os juízes também costumam mediar problemas de extravios de bagagem e overbooking (venda de passagens maior do que a disponibilidade de assentos no avião).

“A finalidade do juizado no aeroporto é fazer as audiências de conciliação com as empresas aéreas”, explicou Ana Cecília. No mês de maio, o juizado fez 683 atendimentos. Do total, foram feitos 191 acordos entre as partes e 76 casos seguiram para a Justiça. A expectativa é aumento no número de atendimentos durante a Copa das Confederações. Brasília sedia o jogo de abertura, no próximo sábado (15).

A Inframerica, empresa administradora do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek , divulgou a adoção de medidas especiais para o torneio da Fifa. Entre elas estão a ampliação do estacionamento; sinalização especial, visando a facilitar a orientação dos passageiros dentro do terminal; sinal gratuito de internet de alta velocidade e ampliação da sala de embarque, com a abertura de dois novos portões.

“Fizemos um estudo dos horários de pico para todo o terminal, assim como um levantamento de quais serão os momentos mais movimentados em cada um dos setores do aeroporto. Com isso, pudemos planificar uma série de medidas com o objetivo de garantir que o Aeroporto de Brasília possa operar com eficiência”, explicou Mariano Mobília, diretor de operações do aeroporto. A Inframerica espera a circulação de 153 mil passageiros entre sexta-feira (14) e domingo (16), 36 mil pessoas a mais do que em um fim de semana comum.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil