Dilma exonera a pedido Afif Domingos, que assumirá interinamente governo de São Paulo

08/06/2013 - 12h59

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A presidenta Dilma Rousseff exonerou, a pedido, Guilherme Afif Domingos do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. O decreto da exoneração foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União de ontem (7). A exoneração é temporária.

Com a medida, Afif Domingos poderá assumir como governador em exercício de São Paulo devido à viagem do titular Geraldo Alckmin, que embarca para a França amanhã (9) onde participará da apresentação da candidatura da capital paulista como sede da Expo 2020.

O evento é organizado pelo Bureau Internacional de Exposições (BIE). O secretário-geral do BIE, Vicente Loscertales, esteve nos últimos dias em São Paulo, onde fez uma visita técnica oficial e analisou em detalhes a proposta. Ele também participou de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

São Paulo concorre com quatro cidades: İzmir (Turquia), Ayutthaya (Tailândia), Ecaterimburgo (Rússia) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Na próxima semana, as autoridades paulistas apresentarão, em Paris, o projeto denominado Diversidade e Harmonia para o Desenvolvimento. A escolha só será divulgada em novembro de 2013.

Para pedir a exoneração do cargo, Afif se baseou em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que informou que ele pode ser vice-governador e ministro, desde que deixe a função em nível federal ao assumir o governo interinamente. Em maio, Afif tomou posse como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil