Simpatizantes e críticos do governo da Turquia promovem mais um dia de manifestações

07/06/2013 - 8h39

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, alvo de protestos nos últimos dias, foi recebido hoje (7) por simpatizantes ao retornar para Ancara, capital turca, de uma viagem ao Magrebe (África). Os simpatizantes prometeram fidelidade e apoio a Erdogan no mesmo momento que manifestantes protestavam na Praça Taksim, no cento de Ancara, defendendo a renúncia do primeiro-ministro.

Na viagem ao Magrebe, Erdogan reiterou que não vai ceder à pressão dos manifestantes que pedem o fim de seu governo. O primeiro-ministro é chamado de autoritário pelos manifestantes. A sociedade turca se orgulha de o Estado ser laico, apesar de mais de 90% da população seguirem a religião muçulmana.

Ao chegar à Turquia, Erdogan disse que “as manifestações que levaram ao vandalismo devem terminar de imediato”. Segundo ele, os manifestantes foram incitados por “jornalistas, artistas e políticos”. Para ele, houve vários crimes que devem ser atribuídos aos manifestantes, como furtos, destruição de propriedades públicas e queima da bandeira turca.

As manifestações começaram no último dia 31, em protesto ao governo turco e em decorrência da evacuação de uma área ocupada em Istambul. Os protestos foram reprimidos pelas forças policiais, deixando pelo menos três mortos e mais de 4 mil feridos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto