Estudantes ocupam universidades chilenas em protestos por mudanças no sistema educacional

05/06/2013 - 8h42

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pelo menos 19 universidades do Chile foram ocupadas ontem (4) por estudantes e ativistas que protestam contra o sistema educacional do país. As manifestações levaram também à paralisação das atividades nas universidades. Os estudantes defendem a implementação do ensino público gratuito no Chile.

No país, não há ensino superior gratuito, a queixa é a principal reivindicação dos estudantes nos últimos anos em sucessivos protestos contra o governo do presidente chileno, Sebastián Piñera. As manifestações ocorrem menos de um mês de o governo Piñera ter apresentado, no Parlamento, uma prestação de contas sobre o ensino.

Os protestos ocorreram em vários locais no país, inclusive em centros de referência, como a Universidade de Chile. De acordo com os dados dos estudantes, fora da capital, Santiago, houve protestos em Valparaíso e Concepción, entre outros locais do país. Também aderiram às paralisações 26 centros de ensino municipais.

Os protestos dos estudantes chilenos começaram em maio de 2011. Segundo estudantes e professores, o sistema de ensino do país é o mesmo do período da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). Em 2006, houve a chamada Revolução Pinguim com uma série de manifestações de estudantes secundaristas.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Talita Cavalcante