Moradias do PAC no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo serão entregues até o fim de junho

30/05/2013 - 11h49

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As primeiras moradias do Complexo do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, construídas como parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, serão inauguradas até o fim de junho. De acordo com a Secretaria de Obras do governo estadual, um antigo hotel abandonado de quatro andares foi totalmente reformado e conta com 27 moradias. Os futuros moradores já visitaram o local, na zona sul da capital fluminense.

Além do antigo hotel, dois conjuntos habitacionais com 76 apartamentos estão em fase de construção e a previsão do governo é que estejam prontos até o fim do ano. Os condomínios, chamados de AR-5 e AR-3 (Área de Reassentamento) têm três blocos cada um. No AR-5, que tem 28 apartamentos, dois blocos já estão concluídos e o terceiro está em fase final de construção. O conjunto AR-3, com 48 apartamentos ainda está sendo erguido.

O total de investimentos públicos será de R$ 46 milhões até a conclusão das obras, segundo a secretaria de obras. O projeto também prevê pavimentação de ruas, alargamento de vias e construção de calçadas.

Na primeira etapa do PAC no complexo dessas três favelas cariocas, foram entregues 120 apartamentos, em 2009 e construído um elevador panorâmico em 2010. Também foram implantadas redes de esgoto, água potável e drenagem pluvial, além da pavimentação de ruas e vielas das comunidades.

O total de investimentos públicos, entre 2008 e 2010, segundo dados do Tribunal de Contas é da ordem de R$ 3,1 bilhões. A expectativa do projeto é beneficiar cerca de 19 mil pessoas. Dados do Instituto Pereira Passos, com base no Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as três favelas juntas tinham cerca de 21 mil habitantes em 2009.

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil