Atualizada - Dilma lamenta morte do jornalista Roberto Civita

27/05/2013 - 18h11

Danilo Macedo*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff lamentou hoje (27) a morte do jornalista Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e criador da revista Veja, aos 76 anos. O empresário estava internado há três meses no Hospital Sírio-Libanês para correção de um aneurisma abdominal. Ele morreu às 21h41 de ontem (26) devido à falência múltipla de órgãos.

“Lamento a morte do empresário Roberto Civita. Sob o seu comando, a Editora Abril, consolidou-se como uma referência. Neste momento de tristeza, envio meu abraço solidário para sua mulher, Maria Antônia, seus filhos e amigos”, disse Dilma em nota de pesar.

O vice-presidente Michel Temer também divulgou nota de pesar pela morte de Civita. Ele disse que o empresário foi responsável por uma “transformação significativa no mercado editorial brasileiro”.

“Deixou marca profunda com as diretrizes que aplicou na Editora Abril. Sob sua inspiração, o fim de semana passou a ser referência nacional com a publicação de revistas como Veja, com amplo impacto na sociedade brasileira”, diz o texto assinado por Temer.

Na nota, o vice-presidente também manifestou condolências à família Civita. “Roberto honrou o legado de seu pai, Victor Civita, um imigrante que ajudou o Brasil com seu esforço e dedicação. À família, transmito meus cordiais e sinceros votos de condolências. Desejo que continuem o trabalho que Victor e Roberto legaram não somente aos mais próximos, mas também a todos brasileiros que leem suas publicações.”

O empresário assumiu o Grupo Abril nos anos de 1990, com a morte do pai Victor Civita. Nascido em Milão, na Itália, ele morou em Nova York, nos Estados Unidos, de 1939 a 1949. Em seguida mudou-se para São Paulo. Depois de interromper o curso de física nuclear na Universidade Rice, no Texas, fez jornalismo e economia na Universidade da Pensilvânia.

*Colaborou Luana Lourenço

Edição: Talita Cavalcante e Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil