Senadores elogiam escolha de Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal

23/05/2013 - 21h03

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A escolha da presidenta Dilma Rousseff do advogado Luís Roberto Barroso para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga aberta com a aposentadoria de Ayres Brito em novembro do ano passado, foi elogiada por senadores esta tarde.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a escolha será boa para o Brasil e para a Suprema Corte. “Uma indicação muito boa, um nome muito respeitado, um dos maiores constitucionalistas do Brasil. Eu acho que ganha o Brasil e ganha o Supremo Tribunal Federal”, avaliou Calheiros.

O senador Pedro Taques (PDT-MT), que também é membro do Ministério Público, elogiou a escolha e disse que o novo ministro chega no momento certo no STF. “Professor Barroso é um grande constitucionalista. E o Supremo está precisando de constitucionalistas”, disse.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) avaliou que Barroso “tem todas as qualidades” necessárias ao cargo e não deverá enfrentar dificuldades para ter o nome aprovado pelo Senado. “Vamos sabatiná-lo e, com certeza, pela sua história e pela sua bagagem, deverá o Senado aprovar a indicação, completando, assim, o quórum do STF", disse.

O novo ministro do STF é professor de direito constitucional e procurador do estado do Rio de Janeiro. Luís Roberto Barroso ainda precisa ter o nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e no plenário do Senado antes de assumir o cargo no STF. A sabatina na comissão ainda não foi marcada.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil