Integrantes do STF elogiam indicação de Barroso para vaga de ministro

23/05/2013 - 17h53

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elogiaram hoje (23) a indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para a 11ª vaga da Corte. A escolha da presidenta Dilma Rousseff foi confirmada nesta tarde pelo Palácio do Planalto.

Durante intervalo da sessão do STF, o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, disse que considera Barroso um excelente nome para o Tribunal. “Não só pelas qualidades técnicas, como pessoa, mas também pelo fato de que somos colegas da Universidade do Rio de Janeiro”.

Para o ministro Marco Aurélio Mello, segundo mais antigo do STF, Barroso “será recebido de braços abertos como um grande estudioso do direito, um profissional digno de elogios”. Barroso ainda será sabatinado no Senado antes de ter o nome confirmado para o cargo.

Barroso foi lembrado como um orador convincente e defensor dos direitos humanos pelo vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski. "A presidente Dilma acertou trazendo para a Suprema Corte um jurista de renome, com grande experiência profissional não só na área acadêmica, mas também como advogado militante".

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também elogiou a escolha. “É um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa e valiosa contribuição”. Ele disse que Barroso poderá participar do julgamento dos recursos da Ação Penal 470, o processo do mensalão, caso ele se considere preparado. “Na verdade o julgamento dos embargos é um novo julgamento. A princípio não há dificuldade”.

Em nota, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que a qualidade técnica do professor Luís Roberto Barroso mais que justifica sua indicação para o STF. "Barroso é um dos mais renomados constitucionalistas do país, com grande conhecimento jurídico. Ele certamente terá uma atuação destacada frente aos desafios da mais alta Corte do país", destacou Cardozo.

Edição: Fábio Massalli//Texto atualizado às 18h36 e às 19h02 para acréscimo de informações

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil