Famílias não sabem quando corpos de brasileiras mortas na Turquia chegarão ao país

22/05/2013 - 20h27

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Ainda não há previsão para a chegada ao Rio dos corpos das três brasileiras mortas no choque entre dois balões de ar quente na região da Capadócia, na Turquia, informou hoje (22) Luiz Paulo Louredo, genro de uma das vítimas do acidente, Marina Rosas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, 22 turistas ficaram feridos no acidente, ocorrido segunda-feira (20). Entre eles, oito são brasileiros.

“Eles [representantes da embaixada brasileira] ainda não deram a menor previsão. Impressionante. Vamos ver se amanhã (23) temos alguma notícia que nos dê um pouco mais de certeza. Estamos esperando a liberação do corpo pelas autoridades turcas – existem todos os trâmites, a autópsia – para fazer o traslado do corpo", disse Louredo.

Louredo ressaltou, porém, que a Embaixada do Brasil tem dado o suporte necessário na Turquia. Segundo ele, após a tragédia, as famílias das vítimas, todas moradoras do Rio de Janeiro, se uniram para facilitar o processo. "Estamos sempre nos falando, nos orientando, mas, por enquanto, a situação é a mesma para as três famílias: esperar pela liberação [dos corpos]”.

Abalada, a irmã de Ellen Kopelman, outra vítima do acidente, Tamara Landsberg, disse que também não foi informada sobre a data de chegada do corpo ao Brasil. “Está tudo sendo resolvido pela minha sobrinha, filha de Ellen, que mora nos Estados Unidos e está em contato direto com a embaixada." Tamara tem recebido informações da sobrinha, que não reclama da atuação da embaixada brasileira. "Acho que é um processo burocrático que sempre existe mesmo”, ressaltou Tamara.

O embaixador do Brasil na Turquia, Antônio Salgado, está na região da Capadócia com o intuito de acompanhar o repatriamento dos corpos e prestar assistência aos demais brasileiros feridos no acidente. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, dos oito turistas brasileiros feridos, um teve alta e os demais não correm risco de morte.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil