Coreia do Norte lança míssil de curto alcance no Mar do Japão

20/05/2013 - 11h58

Thais Leitão*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo da Coreia do Norte lançou hoje (20), pelo terceiro dia consecutivo, um míssil de curto alcance no Mar do Japão, segundo a agência pública de notícias sul-coreana Yonhap. No fim de semana, o lançamento de mísseis pelo país foi criticado pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Segundo fontes do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, mais três mísseis guiados de curto alcance foram lançados, na mesma região, pela Coreia do Norte, no sábado (18), e um míssil de curto alcance foi lançado ontem (19).

Autoridades do governo sul-coreano admitem a possibilidade de o lançamento dos mísseis ser parte de um treinamento ou um lançamento de teste, mas garantem manter um nível de alerta alto e dizem que o país entrou em prontidão para responder a qualquer ameaça. Para o governo da Coreia do Sul, os testes com lançamento de mísseis são deploráveis e provocadores.

Em discurso no Congresso americano, há poucos dias, a presidenta sul-coreana, Park Geun-Hye, propôs a construção de um parque internacional na fronteira com a Coreia do Norte como saída para encerrar o impasse envolvendo os países. Segundo Park Geun-Hye, a proposta é que o parque industrial internacional seja construído em uma região desmilitarizada que divide a Península Coreana desde o fim da Guerra da Coreia. A presidenta defende que o complexo represente, para o mundo, uma mensagem de paz.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também comentou o assunto na semana passada e disse que a Coreia do Norte não tem capacidade de armar um míssil balístico com ogiva nuclear.

Há cerca de meio século, a Coreia do Norte está sob o regime socialista, mantendo-se ligada apenas a algumas nações, como a China e Cuba. Recentemente, a situação na região agravou-se com a ameaça das autoridades de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Talita Cavalcante