Espetáculo de teatro italiano tem apresentação grátis no Rio

17/05/2013 - 15h01

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As principais personagens da Commedia dell”Arte, forma de teatro popular surgida na Itália no século 15, têm um encontro marcado e gratuito com o público carioca hoje (17), às 19h, no Teatro Serrador, no centro do Rio. O ator italiano Enrico Bonavera, do Piccolo Teatro de Milão e reconhecido como um dos maiores nomes desse gênero teatral, fará uma apresentação única de I Secreti di Arlecchino. O espetáculo revela as facetas de Zanni, Pantaleão, Capitão, Brighela, Doutor, Pulcinela e Arlequim, as divertidas figuras da Commedia dell'Arte.

A apresentação será em italiano, com tradução simultânea para o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa de trazer o ator ao Brasil é do grupo teatral Moitará, com o qual Bonavera mantém há mais de 5 anos um intercâmbio artístico e pedagógico.

“O intercâmbio é parte do nosso projeto Máscara Teatral – Poesis da Imaginação, contemplado com o Prêmio Myriam Muniz em 2012”, explica Venício Fonseca, diretor e pesquisador do Moitará. O grupo foi fundado em 1988 com a preocupação de desenvolver uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator e, desde então, têm realizado projetos artísticos, didáticos e socioculturais.

Enrico Bonavera, que em 2008 participou no Rio de um primeiro intercâmbio com o Moitará, retorna agora para a apresentação de sua peça e para ministrar uma oficina que teve início na segunda-feira (13), na sede do grupo teatral, na Lapa. O ator é ganhador do Arlecchino D'Oro, premiação máxima dedicada ao gênero teatral da Commedia dell”Arte na Europa.

As senhas para o espetáculo serão distribuídas a partir das 18h, uma hora antes da sessão. O Teatro Serrador fica na Rua Senador Dantas, 13, na Cinelândia, centro do Rio.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil