Rio lança campanha preventiva contra abuso sexual de crianças e adolescentes

16/05/2013 - 13h28

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do estado lançou hoje (16) uma campanha para prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o estado do Rio de Janeiro. Com o slogan "Não desvie o olhar", a campanha acontece até amanhã (17) na estação de trens Central do Brasil, no centro da capital fluminense e faz parte dos eventos que da Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que também termina na sexta-feira.

Pela manhã, agentes da secretaria distribuíram folhetos informativos com dicas de como as pessoas devem proceder em caso de suspeita de abuso infantil. Segundo o secretário da SEASDH, Zaqueu Teixeira, a Central do Brasil foi escolhida pelo grande número de pessoas que passam pelo local diariamente. Já o slogan da campanha tem o objetivo de estimular as pessoas a não ignorar o problema e denunciarem casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O secretário acompanhou a distribuição do material e lembrou que a maioria dos crimes contra crianças e adolescentes ocorre dentro da própria residência. “Esta é uma campanha preventiva, pois sabemos que 80% da violência contra as crianças e adolescentes acontecem dentro de casa. Estamos alertando os cidadãos para, caso eles percebam algum tipo de abuso em casa ou prédios vizinhos, eles possam denunciar esses maus tratos”.

Zaqueu Teixeira disse ainda que a denúncia deve ser feita pelo Disque 100 e será encaminhada para o Conselho Tutelar. “As pessoas devem fazer a denúncia que chegará ao Conselho Tutelar para serem tomadas as medidas. O conselho vai a casa da pessoa para saber o que está acontecendo e adota as medidas necessárias para terminar com o abuso”.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil