País tem desafio de melhorar acesso a serviços de internet e celular, diz especialista

16/05/2013 - 13h37

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os dados divulgados hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o acesso à internet e o uso de celulares no Brasil são motivo de comemoração, segundo o fundador do Comitê de Democratização da Informática (CDI), Rodrigo Baggio. Para ele, o maior desafio do Brasil, entretanto, é alcançar a qualidade desse acesso.

“Em três anos a inclusão digital vai acontecer por meio de smartphones, mas as empresas, as  ONGs [organizações não governamentais] e governos devem investir em energia e fortalecer ações de inclusão digital para garantir o uso qualitativo a essas camadas menos favorecidas e em áreas longe dos centros urbanos”, defendeu o especialista, ao lembrar que em alguns municípios brasileiros o acesso à internet e a cobertura de operadoras de telefonia celular são muito restritos.

Baggio lembrou que essas tecnologias também devem servir como ferramenta de  desenvolvimento econômico e social do país. “O acesso à internet, ao telefone celular é apenas o primeiro passo da inclusão digital. Acesso com qualidade significa a pessoa se apropriar da tecnologia e passar a publicar conteúdo e conhecimento e usar isso para a transformação, evolução, empregabilidade e o empreendedorismo.”

Outro aspecto levantado pelo representante do comitê é a falta de conteúdos digitais relativos à transparência por parte de autoridades em cidades de pequeno e médio porte para informar melhor a população.

Rodrigo Baggio disse acreditar que, apesar dos esforços do governo e de algumas ONGs, o mercado foi o real propulsor dessa maior inclusão digital. “As ofertas, essa nova sociedade do conhecimento e da informação, fizeram com que a internet e o celular se tornassem uma necessidade do dia a dia.”

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil