Genro de Bin Laden será julgado em janeiro nos Estados Unidos

16/05/2013 - 8h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O julgamento do genro do líder e fundador da Al Qaeda Bin Laden, Suleiman Abu Ghaith, está marcado para 7 de janeiro de 2014, em Manhattan, Nova York (Estados Unidos). Abu Ghaith deve responder como um dos envolvidos nos ataques de 11 de setembro de 2001. Ele apareceu em um vídeo ao lado de Bin Laden.

Abu Ghaith, de 47 anos, que nasceu no Kuwait, é acusado de conspirar para matar norte-americanos. Ele pode ser condenado à prisão perpétua. Abu Ghaith alega ser inocente. O genro de Bin Laden dispensou o advogado de defesa nomeado pelo tribunal e contratou Stanley Cohen.

Cohen é conhecido pela defesa em casos de terrorismo e de extremistas religiosos, mas é acusado de envolvimento em crimes relativos a impostos. Ghaith foi alertado pelas autoridades judiciais sobre a possibilidade de estar ameaçado de ficar sem defesa, caso Cohen seja condenado à pena de prisão, mas decidiu manter a decisão.

Advogados consultados por Ghaith advertiram sobre a dificuldade de conseguir que o julgamento seja isento, uma vez que ocorre em Manhattan, Nova Iorque, a apenas alguns quarteirões do local onde estava o World Trade Center em que morreram cerca de 3 mil pessoas em 11 de setembro de 2011, na sequência dos ataques da Al Qaeda.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto