SDH premia pessoas e empresas por protegerem crianças e adolescentes

15/05/2013 - 15h37

Da Agência Brasil

Brasília – Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, representantes de alguns estados brasileiros receberam hoje (15) o Prêmio Neide Castanha. A entrega do prêmio foi durante a cerimônia de lançamento da campanha da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), "Faça bonito, projeta nossas crianças".

O prêmio é uma homenagem à assistente social, morta em janeiro de 2010. Ela foi reconhecida como defensora dos direitos humanos, por dedicar grande parte de sua vida à luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.

Em sua terceira edição, o prêmio se destina a pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infantojuvenis no enfrentamento da violência sexual, e é concedido nas categorias de boas práticas, cidadania, produção do conhecimento, protagonismo de crianças e adolescente e responsabilidade social.

Para o representante de um dos vencedores, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos, de Rondônia (CDCA-RO), Francisco Azevedo, o prêmio significa o registro da luta histórica pelos direitos da criança e do adolescente. “Estar nessa luta é confirmar que defendemos a vida. Um país [para se tornar nação] tem que passar pelo respeito às crianças e aos adolescentes em fase de desenvolvimento”.

A coordenadora da Associação Barraca da Amizade de Fortaleza, Brigitte Louchez, está na luta em defesa da criança e do adolescente há mais de 20 anos. Para ela, o prêmio foi mostra o reconhecimento de um trabalho coletivo feito em Fortaleza. “Nunca pensei que ganharíamos um prêmio a nível nacional. Eu recebi o prêmio, mas vai para todos que participaram dessa luta: os jovens, adolescentes, educadores e as comunidades de Fortaleza”.

Brigitte destacou que a conquista do prêmio mostrará ao poder público a necessidade de conhecer o problema de crianças e adolescentes mais de perto. “Não é só ficar sentado na cadeira do escritório, tem que ir ao encontro dos adolescentes, entender o porque de eles estarem [nessa] situação e ouvir o que eles têm a dizer”. Em muitos casos, Brigitte disse, que o próprio adolescente pode informar como sair do problema.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes é comemorado no dia 18 de maio, de acordo com a lei nº 9.970, 17 de maio de 2000. O objetivo da data é mobilizar, sensibilizar, informar e invocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e do adolescentes.

Edição: Tereza Barbosa

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil