Ban Ki-moon saúda Azevêdo e diz que espera comércio internacional mais aberto e inclusivo

14/05/2013 - 21h51

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, saudou hoje (14) o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo pela eleição para a direção geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) e disse que espera colaborar com o diplomata para construir um comércio internacional mais justo e inclusivo.

A eleição de Azevêdo foi reconhecida oficialmente hoje pela OMC, uma semana após a votação. O brasileiro vai assumir o posto em 1° de setembro, substituindo o francês Pascal Lamy para um mandato de quatro anos.

Para Ban Ki-moon, a confirmação do nome de Azevêdo é oportuna “neste momento crítico” da economia mundial. “Tendo atuado como representante permanente junto à OMC, o embaixador Carvalho de Azevêdo está bem posicionado para garantir que a OMC continue seu importante trabalho de desenvolver um sistema comercial aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório”, diz a nota divulgada pela ONU.

Segundo o comunicado, o secretário-geral da ONU está “ansioso” para trabalhar com Azevêdo “para garantir que o comércio internacional alcance um crescimento inclusivo, sustentável e equitativo, ajude a combater a pobreza e promova o desenvolvimento sustentável global.”

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil